quarta-feira, 19 de outubro de 2016

19 DE OUTUBRO - PHILIP PULLMAN

EFEMÉRIDEPhilip Pullman, escritor inglês, nasceu em Norwich no dia 19 de Outubro de 1946. É autor da aclamada série literária “Fronteiras do Universo” (no original, “His Dark Materials”), composta pelos livros “A Bússola de Ouro”, “A Faca Subtil” e “A Luneta Âmbar”, vencedora de inúmeros prémios literários, tanto no Reino Unido como no estrangeiro. Em 2008, o jornal “The Times” elegeu Pullman como um dos Maiores Escritores Britânicos desde 1945.
Filho de uma dona de casa e de um piloto da Real Força Aérea Britânica, desde a infância viajou pelo mundo inteiro, pois o pai (entretanto falecido num acidente) e depois o padrasto eram membros da Força Aérea. Passou parte da sua meninice na Austrália, onde descobriu as histórias de banda desenhada, que desde cedo começou a ler, em particular do Super-homem e do Batman.
Aos onze anos, quando voltou para a Grã-Bretanha, passou a viver no Norte de Gales. Era uma época em que as crianças podiam passear em qualquer lugar, jogar nas ruas e brincar nas colinas Ele aproveitou-se bem disso e, posteriormente, retrataria o facto em alguns dos seus livros. A sua professora de inglês exerceu grande influência sobre Pullman e ele, mais tarde, não deixaria de lhe enviar exemplares dos seus livros como agradecimento.
Após finalizar os estudos em 1968, foi professor em várias escolas para crianças. Tornou-se depois conferencista a tempo parcial, na Universidade de Westminster, em Oxford. Deixou entretanto o ensino, para se dedicar inteiramente à vida literária.  
O primeiro livro de Pullman, “The Haunted Storm”, foi publicado em 1972 e ganhou o New English Library's Award para jovens escritores.
Em 1985, lançou a série “Sally Lockhart Quartet”. O primeiro livro, “The Ruby in the Smoke”, foi seguido por “The Shadow in the North”, editado em 1986. O terceiro, “The Tiger in the Well”, foi publicado em 1990 e o quarto e último volume, “The Tin Princess”, chegou às livrarias em 1994.
Em 1995, com o lançamento do primeiro livro da série “His Dark Materials”, Pullman alcançou grande prestígio junto da crítica britânica. O livro foi tão bem recebido que venceu o Guardian Children's Fiction Prize. Em 1997, foi publicado o segundo livro da série, que conquistou o prémio da American Library Association de melhor livro para jovens adultos. Em 2000, “The Amber Spyglass” foi lançado como o último livro desta série.
Nos anos seguintes, publicou “Lyra's Oxford” (2003) e “Once Upon a Time in the North” (2008). Dedicou-se também a outros trabalhos, como o livro “The Good Man Jesus and the Scoundrel Christ”, lançado em 2010, e “Fairy Tales from the Brothers Grimm: A New English Version”, publicado em 2012.
Os livros de Philip Pullman são dedicados na maioria à juventude, mas escreve igualmente para adultos. Tem feito adaptações teatrais de algumas obras literárias célebres.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muito mais...