domingo, 30 de outubro de 2016

30 DE OUTUBRO - JEAN ROSTAND

EFEMÉRIDEJean Rostand, biólogo, filósofo moralista, escritor e historiador de ciências francês, nasceu em Paris no dia 30 de Outubro de 1894. Morreu em Ville-d'Avray, em 4 de Setembro de 1977.
Era filho do dramaturgo Edmond Rostand e da poetisa Rosemonde Gérard. A partir dos 18 anos, passou a ocupar os seus tempos livres a ler, com entusiasmo, livros do entomologista Jean-Henri Fabre. Jean Rostand mostrava-se mais interessado pela ciência do que pela literatura.
Bacharel em Ciências pela Universidade de Paris, fixou-se em Ville-d'Avray em 1922, após a morte do pai ocorrida em 1918. Em 1936, participou na criação da secção de biologia no Palácio da Descoberta, em Paris. Em seguida, fundou o seu próprio laboratório independente em Ville-d'Avray.
Muito interessado pelas origens da vida, estudou a biologia dos batráquios (rãs, sapos), a partenogénese, a acção do frio nos ovos, etc. Promoveu também várias pesquisas sobre hereditariedade.
Jean Rostand começou por publicar alguns ensaios filosóficos e, depois, passou a dividir o seu tempo entre a profissão de investigador e a elaboração abundante de obras científicas e literárias.
Com convicção e entusiasmo, esforçou-se por popularizar a biologia junto do grande público e por alertar sobre a gravidade dos problemas humanos que esta ciência suscita. Jean Rostand advertiu contra os perigos que ameaçam os homens, quando estão a «brincar aos aprendizes de feiticeiro».
Rostand foi também um pacifista, tendo militado contra as armas atómicas. Era agnóstico e um pensador livre. Sem nunca ser sectário, mostrou um grande espírito de abertura e honestidade intelectual.
Tornou-se membro da Academia Francesa em 1959 e continuou com as suas campanhas de informação através de conferências e de intervenções na rádio e na televisão.
Foi casado com a escultora Andrée Mante, falecida em 1980, tendo tido um filho que morreu em 2003, sem deixar descendentes. O nome de Jean Rostand foi dado a muitas escolas primárias, colégios e liceus franceses.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...