terça-feira, 25 de outubro de 2016

25 DE OUTUBRO - VIVECA LINDFORS

EFEMÉRIDE – Elsa Viveca Torstensdotter Lindfors, actriz sueca, morreu em Uppsala no dia 25 de Outubro de 1995. Nascera na mesma cidade em 29 de Dezembro de 1920.
Estudou na Royal Dramatic Theatre School de Estocolmo. Em pouco tempo, tornou-se uma estrela de teatro e de cinema. Em 1946, mudou-se para os Estados Unidos, depois de ter assinado um contrato com a Warner Bros. Começou a trabalhar em Hollywood.
Protagonizou mais de cem filmes, incluindo: “Night Unto Night”, “No Sad Songs for Me”, “Dark City”, “King of Kings” e “Creepshow”. Actuou com actores conhecidos como Ronald Reagan, Charlton Heston e Errol Flynn.
Trabalhou também na televisão, nomeadamente – em 1959 – no episódio “O Templo do Swinging Doll” do drama de espionagem da NBC, “Five Fingers”.
Tinha uma presença no palco original e fascinante, tendo interpretado peças de Strindberg a Shakespearem e o musical “Pal Joey”.
Em 1962, dividiu com Rita Gam o Urso de Prata de Melhor Actriz, no Festival de Berlim, pela sua actuação em “Tad Danielewski's No Exit”. Entre os seus papéis em filmes posteriores, talvez seja mais lembrada como a esperta professora de “Taub in The Sure Thing”.
Foi casada quatro vezes e teve três filhos. Nos últimos anos de vida, ensinou Representação na Escola de Artes Visuais de Nova Iorque e foi protagonista de “Last Summer in the Hamptons” (1995). No mesmo ano, voltou para a sua Suécia natal, tendo ainda representado a peça “In Search of Strindberg”. Viveca Lindfors morreu de artrite reumatóide com a idade de 74 anos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...