sábado, 29 de outubro de 2016

29 DE OUTUBRO - JAMES SHIRLEY

EFEMÉRIDEJames Shirley, poeta e dramaturgo inglês, morreu em Londres no dia 29 de Outubro de 1666. Nascera na mesma cidade em Setembro de 1596.
Estudou no St John's College (Oxford) e no St Catharine's College (Cambridge), tendo-se diplomado em 1618. Neste mesmo ano, publicou o seu primeiro poema “Echo, or the Unfortunate Lovers”, entretanto perdido, mas que é talvez a primeira versão da poesia que publicou em 1646 sob o título “Narcissus”.
Convertido ao catolicismo, tornou-se professor na escola de St Albans em 1623. Dois anos depois, instalou-se em Londres, precisamente no ano em que foi representada a sua primeira comédia “Love Tricks, or thé School of Complement”.
Durante os 18 anos seguintes, escreveu cerca de 40 peças, até ao fecho das salas de espectáculos teatrais pelos “puritanos”, através de uma decisão do Parlamento Inglês (1642). 
James Shirley tinha uma predilecção pela comédia, mas escreveu também vários géneros em voga na época: a tragédia, a tragicomédia, a máscara, a moralidade, etc. A maioria das suas primeiras peças foram representadas pela trupe dos Queen Henrietta's Men.
De 1636 a 1640, viveu na Irlanda e escreveu algumas peças para o primeiro teatro que existiu em Dublin. De regresso a Londres, um diferendo opô-lo aos Queen Henrietta's Men, que tinham vendido algumas das suas obras sem o seu consentimento. Os seus últimos trabalhos foram montados pelos King's Men, um grupo para o qual William Shakespeare escreveu a maior parte das suas obras.
Fiel à causa real, Shirley serviu durante a guerra civil sob as ordens do duque de Newcastle. Veio a falecer vítima das consequências de um grande incêndio ocorrido na capital inglesa em Setembro de 1666.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...