sexta-feira, 28 de outubro de 2016

28 DE OUTUBRO - HANK MARVIN

EFEMÉRIDEHank Marvin, de seu verdadeiro nome Brian Robson Rankin, autor, compositor, guitarrista e líder da banda britânica The Shadows, nasceu em Newcastle upon Tyne no dia 28 de Outubro de 1941. Os Shadows são considerados o grupo britânico mais influente, antes da era dos Beatles.
Quando miúdo, Brian tocava banjo e piano, mas depois trocou-os pela guitarra. Aos 16 anos, viajou com um amigo para Londres, onde conheceu Cliff Richard, no Two I's Coffee Bar. Com ele, iria começar a sua carreira profissional de guitarrista, pois acompanhou os The Drifters, o grupo de Cliff Richard, numa tournée pelo Reino Unido.
Os Shadows, grupo formado em 1958, lançaram vários discos que foram campeões de vendas, nos anos 1960/80, em vários países do mundo. Calcula-se que tenham vendido até agora 520 milhões de exemplares.
A banda “dissolveu-se” em 1990, tornando-se a juntar para gravar um Best Of, que foi top 10 e disco de ouro na Grã-Bretanha. Fizeram duas tournées, em 2004 (Inglaterra) e em 2005 (Europa). Estes concertos foram gravados num CD duplo e num DVD (“The Shadows Final Tour”).
Durante a sua carreira, Hank Marvin também actuou a solo e em duo com vários artistas, incluindo Paul McCartney (1979).
Marvin vive na cidade de Perth, na Austrália, desde 1986. É Testemunha de Jeová, estando activo na pregação e no ensino bíblico, sendo conhecido pelas suas boas qualidades oratórias e humildade exemplar.
Em 1989, colaborou com o francês Jean Michel Jarre na faixa “London Kid” do álbum “Revolutions”, tendo também feito uma participação especial num concerto dele, ‘Destination Docklands’, no Real Victoria Dock de Londres, em Outubro do mesmo ano.
Embora nem Marvin nem os Shadows fossem muito conhecidos nos Estados Unidos, foram citados por Frank Zappa como a principal influência no seu primeiro álbum “Mothers of Invention”. Influenciou igualmente muitos outros músicos de nomeada, como Eric Clapton, Jimi Hendrix, George Harrison, Neil Young e Carlos Santana.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...