quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

12 DE JANEIRO - MAURICE GIBB

EFEMÉRIDEMaurice Ernest Gibb, cantor, compositor, pianista, guitarrista, baixista, teclista, multi-instrumentista britânico, morreu em Miami no dia 12 de Janeiro de 2003. Nascera em Douglas, Ilha de Man, em 22 de Dezembro de 1949. Foi conhecido principalmente por ser membro dos Bee Gees, um dos grupos de maior sucesso de sempre. Gémeo de Robin Gibb, Maurice era o mais novo de três irmãos por 35 minutos.
Foi um dos mais reconhecidos pianistas e teclistas de todos os tempos, tendo feito os arranjos de diversas músicas dos Bee Gees. Durante muito tempo, dedicou-se mais a tocar Baixo, instrumento que tocava com uma eficiência única. Outro instrumento que utilizou muito foi a Guitarra, que tocava com mestria. Era considerado um guitarrista excepcional, com um som moderno e inovador, tendo feito os arranjos de diversas canções do grupo, entre elas “This Is Where I Came In”, “She Keeps On Coming”, “Man in the Middle” e “Walking on Air”.
Maurice – embora quase nunca usasse – tinha um falsete perfeito, facto que pode ser comprovado nas partes finais da música “Nights on Broadway” cantada ao vivo, onde Maurice faz os falsetes enquanto os seus irmãos Barry e Robin fazem o coro.
Maurice era considerado também o “ponto de equilíbrio” entre as mentes opostas de Barry e Robin. Era muito brincalhão no palco, mas – como todos – tinha os seus pontos fracos: passou 30 anos da sua vida mergulhado no alcoolismo, vício do qual só se libertou em 1989.
Maurice Gibb casou-se com a cantora Lulu em Fevereiro de 1969, tendo-se divorciado em 1973. Casou-se depois, em Outubro de 1975, com Yvonne Spenceley, com a qual teve dois filhos.
Gibb morreu inesperadamente aos 53 anos, no Mount Sinai Medical Center em Miami, devido a complicações com uma oclusão intestinal e respectiva cirurgia. Tinha junto de si a esposa, filhos e irmãos. O seu funeral teve a participação de Michael Jackson, entre outros nomes famosos. A ex mulher, Lulu, esteve também presente.
Na gravação do último álbum, usou uma guitarra que lhe foi presenteada por John Lennon.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...