segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

2 DE JANEIRO - PETE POSTLETHWAITE

EFEMÉRIDE – Peter “Pete William Postlethwaite, actor britânico, morreu em Shrewsbury, Shropshire, no dia 2 de Janeiro de 2011. Nascera em Warrington, Cheshire, em 16 de Fevereiro de 1946. Em 1994, foi nomeado para o Oscar de Melhor Actor coadjuvante pelo filme “In the Name of the Father”.
Desde muito novo, começou a interessar-se pela representação teatral, mas o pai – que era agricultor – desejava para ele uma situação mais segura. Peter optou então por um lugar de professor de Arte Dramática.
Aos 24 anos, porém, decidiu viver plenamente a sua paixão e fazer da representação a sua actividade principal. Começou a sua carreira no Liverpool Everyman Theatre, antes de ingressar na Royal Shakespeare Company. Uma das suas colegas era Julie Walters e namoraram até meados da década de 1970. Acabou por se casar com Jacqueline Morrish de quem teve dois filhos.
Começou a sua vida cinematográfica com diversas aparições em séries televisivas. Foi graças a estes papéis que começou a tornar-se conhecido, nomeadamente nos Estados Unidos. O seu primeiro sucesso foi em “Distant Voices, Still Lives” (1988). Nos anos seguintes, foi alternando entre o cinema e a televisão. Foi em 1992 que a sua carreira disparou ao participar em “Alien 3” e “O Último dos Moicanos”.
No ano seguinte, entrou no filme “Em Nome do Pai” do irlandês Jim Sheridan, pelo qual foi nomeado para os Oscars. Tornou-se igualmente conhecido por protagonizar o misterioso advogado Kobayashi, no filme “Usual Suspects” em 1995.
O realizador Steven Spielberg considerou Postlethwaite «o melhor actor do mundo», depois de trabalhar com ele em “O Mundo Perdido: Jurassic Park”. Em 2004, foi feito oficial da Ordem do Império Britânico.
Pete morreu aos 64 anos, após longo tratamento contra um cancro no pâncreas, diagnosticado em 1990. O jornalista e seu amigo Andrew Richardson afirmou que o actor continuou a trabalhar durante os meses em que esteve a fazer o tratamento.
A sua autobiografia, intitulada “A Spectacle of Dust: The Autobiography”, foi publicada em 2011.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muito mais...