quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

26 DE JANEIRO - FERNANDO AMARAL

EFEMÉRIDEFernando Monteiro do Amaral, político português, morreu em Lamego no dia 26 de Janeiro de 2009. Nascera na mesma cidade em 13 de Janeiro de 1925.
Era licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, exercendo a advocacia. Foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Lamego.
Foi deputado à Assembleia Constituinte em 1975/76 e à Assembleia da República, em 1976/80, pelo Partido Social Democrata.
Exerceu o cargo de ministro da Administração Interna no VII Governo Constitucional e, mais tarde, o cargo de ministro-adjunto do primeiro-ministro Francisco Pinto Balsemão no VIII Governo Constitucional.
Foi eleito vice-presidente da Assembleia da República, de Junho de 1983 a Outubro de 1984, e o 7º presidente da Assembleia da República, de Outubro de 1984 a Agosto de 1987. Foi também designado, por inerência, membro do Conselho de Estado, na qualidade de presidente da Assembleia da República, durante o mesmo período.
De 1987 a 1989, foi igualmente membro da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, da qual se tornou vice-presidente.
Foi provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lamego. Foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo de Portugal e com a Grã-Cruz da Ordem do Libertador da Venezuela, ambas em 1987. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...