quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

4 DE JANEIRO - JAMES BOND

EFEMÉRIDEJames Bond, ornitólogo norte-americano, conhecido não só pelo seu trabalho mas também por ter inspirado o nome do espião James Bond criado por Ian Fleming, nasceu na Filadélfia em 4 de Janeiro de 1900. Morreu na mesma cidade em 14 de Fevereiro de 1989.
O seu interesse pela história natural nasceu por ter acompanhado uma expedição que o pai realizou em 1911 ao delta do Orinoco. Começou então a coleccionar borboletas. Estudou na St. Paul's School em Concord, Nova Hampshire, mas – depois da morte da mãe – mudou-se com o par para Inglaterra (1914).
Estudou na Escola Harrow e, mais tarde, ingressou na Faculdade Trinity em Cambridge, onde se formou em 1922.
Após obter o bacharelato, voltou para aos Estados Unidos e empregou-se numa firma bancária durante três anos. O seu interesse pela história natural fez com que pedisse a demissão do emprego para se juntar a uma expedição de seis meses à Amazónia, organizada pela Academy of Natural Sciences. Trabalhou como ornitólogo nesta organização, na Filadélfia, ascendendo a curador de ornitologia, cargo que ocupou até 1974.
Especializou-se em pássaros das Caraíbas e escreveu um livro sobre o assunto (“A Field Guide to the Birds of the West Indies”), publicado em 1936 e reeditado onze vezes até 1993.
James recebeu a Medalha Musgrave do Instituto da Jamaica em 1953, a Medalha Brewster da American Ornithologists' Union em 1954 e o Prémio Leidy da Academy of Natural Sciences em 1975.
Faleceu aos 89 anos no Hospital Chestnut Hill, na Filadélfia, sendo sepultado no jardim da Igreja do Messias em Gwynedd Valley, na Pensilvânia.
O escritor Ian Fleming, que era um entusiasta da observação de aves, conhecia o livro de James e escolheu o seu nome para ser o herói de “Casino Royale”, em 1953. Fleming escreveu à esposa de James dizendo: «Ocorreu-me que esse nome breve, não romântico, anglo-saxónico e muito masculino era exactamente o que eu precisava e foi assim que nasceu um segundo James Bond...». Também contactou o James Bond real para lhe falar sobre o uso do seu nome no personagem e ele concordou. Em 1964, Ian ofereceu a James a primeira edição de “You Only Live Twice”, livro dedicado «ao verdadeiro James Bond pelo ladrão da sua identidade». Em Dezembro de 2008, este exemplar foi leiloado por 84 000 dólares.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...