sábado, 16 de fevereiro de 2019

16 DE FEVEREIRO - IAIN MENZIES BANKS


EFEMÉRIDE - Iain Menzies Banks, escritor escocês, nasceu em Dunfermline no dia 16 de Fevereiro de 1954. Morreu em Kirkcaldy, em 9 de Junho de 2013. Assinava os seus romances como Iain Banks e os livros de ficção científica como Iain M. Banks.
O pai era oficial do Estado-Maior da Armada Britânica e a mãe foi patinadora profissional sobre gelo. Banks estudou Inglês, Filosofia e Psicologia na Universidade de Stirling.  Desde a infância que gostava de escrever.
O seu primeiro romance, “The Wasp Factory”, foi publicado em 1984. Em 1997, uma sondagem organizada pela livraria britânica Waterstones e pelo Canal 4 de televisão, junto de 25 000 pessoas, designou esta obra como um dos 100 melhores livros do século XX.
Em 2004, foi uma das personalidades mais activas num grupo que fez campanha para a demissão de Tony Blair, depois da invasão do Iraque. Em sinal de protesto, Banks cortou em dois o seu passaporte antes de o enviar pelo correio para o 10 Downing Street. Na obra “Raw Spirit”, ele relata as suas preocupações sobre a referida invasão.
Várias das suas obras foram adaptadas à rádio, ao cinema e à televisão. Em 2009, tornou-se membro da Royal Society of Literature.
Em Abril de 2013, anunciou - no seu website - que tinha um cancro na vesícula biliar e que seria improvável que vivesse mais de um ano. Acabaria por falecer dois meses depois.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...