quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

27 DE FEVEREIRO - KENZO TAKADA


EFEMÉRIDE - Kenzo Takada, estilista japonês, fundador da marca de perfumes, cosméticos e roupas Kenzo, nasceu em Himeji (Japão) no dia 27 de Fevereiro de 1939.
O amor de Kenzo pela moda foi desenvolvido numa idade precoce, sobretudo através da leitura de revistas das suas irmãs. Frequentou a Universidade de Kobe, onde se sentia entediado.  Finalmente desistiu, contra a vontade da família. Em 1958, entrou para uma escola de moda, o Bunka Fashion College de Tóquio.
Depois de conseguir o diploma, estabeleceu-se em Paris, em 1964, tentando conseguir um lugar no meio da moda. Assistia a desfiles, fazendo contactos com a imprensa e vendendo alguns esboços.
O sucesso de Kenzo começou em 1970 - Neste ano, apresentou a sua primeira exposição na Galeria Vivienne, abrindo depois Jungle Jap, a sua primeira boutique. Uma das suas modelos apareceu na capa da “ELLE”. A sua colecção foi depois apresentada em Nova Iorque e Tóquio, em 1971. No ano seguinte, ganhou o Editor Fashion Club, um prémio do Japão.
Kenzo mostrou o seu senso de aparência teatral quando, em 1978 e 1979, realizou uma mostra num circo, finalizando com as artistas vestidas com uniformes de amazonas, transparentes, e ele próprio montado um elefante.
A sua primeira colecção para homens foi lançada em 1983. Em 1988, a linha de perfumes para mulher começou com Kenzo de Kenzo, Parfum d'été, Le monde est beau e L'eau par Kenzo. Kenzo pour Homme foi o seu primeiro perfume para homens (1991). Flower by Kenzo, lançado em 2000, tornou-se uma fragrância emblemática para a marca Kenzo Parfums.
Desde 1993, a marca Kenzo é propriedade da empresa francesa de artigos de luxo LVMH. Kenzo Takada anunciou a sua aposentadoria em 1999, deixando os seus auxiliares no comando da sua griffe. Em 2005, reapareceu como designer, apresentando Gokan Kobo, uma marca de talheres, objectos de casa e mobiliário. Em 2011, Kenzo assinou uma colecção com mais de 40 peças de mesa exclusivas para a revista “Caras”.
Foi feito Cavaleiro da Legião de Honra em Dezembro de 2015.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...