domingo, 17 de fevereiro de 2019

17 DE FEVREIRO - BARZAN IBRAHIM al-TIKRITI


EFEMÉRIDE -. Barzan Ibrahim al-Tikriti, de seu verdadeiro apelido Al-Hassan, director do Mukhabarat, os serviços secretos iraquiano, nasceu em Tikrit no dia 17 de Fevereiro de 1951. Morreu em Bagdad, em 15 de Janeiro de 2007. Era meio-irmão de Saddam Hussein e tinha sido embaixador do Iraque na ONU.
Até 1995, geriu a fortuna pessoal de Saddam. Esta tarefa era levada a cabo por uma rede de corretores estrangeiros, dado que Saddam decidira que não se podia confiar esta tarefa a ninguém no Iraque.
Os oficiais do exército norte-americano descreveram-no como membro da «Dúzia Suja de Saddam», sendo responsável por torturas e assassinatos no Iraque. Foi capturado pelas forças americanas em Abril de 2003. Era o “Cinco de Paus” no baralho iraquiano dos mais procurados, pelo que, em Novembro de 2006, foi condenado à forca por um tribunal especial, tal como Saddam Hussein e Awad Hamed al-Bandar, acusados de um massacre de cerca de 200 xiitas ocorrido em 1982.
Foi executado aos 55 anos de idade. A execução realizou-se no dia 15 de Janeiro de 2007 e, durante esta, foi decapitado pela corda que ia enforcá-lo, tendo-se separado a cabeça do corpo e caído a alguns metros deste. Ele tinha um cancro na coluna vertebral e um movimento mais brusco da cabeça teria sido suficiente para lhe fracturar a nuca. Segundo os médicos, de qualquer modo, ele não teria tido mais de seis meses de vida.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...