domingo, 3 de fevereiro de 2019

3 DE FEVEREIRO - SEGINHO HERVAL


EFEMÉRIDE - Sérgio “SerginhoHerval Hollanda de Lima, baterista e cantor brasileiro, integrante da banda Roupa Nova, nasceu no Rio de Janeiro em 3 de Fevereiro de 1958.
Começou a tocar bateria ainda criança, aos 5 anos de idade, com latas improvisadas. Com pouco mais de 12 anos, passou a tocar em bailes. No final da década de 1970, tocou na banda A Bolha, que chegou a acompanhar Erasmo Carlos.
À medida que tocava, descobriu que gostava de fazer vocais, tomando gosto também pelo canto. Gravou um compacto simples com duas músicas, das quais uma, “Meu Pensamento É Você”, fez parte da banda sonora da novela “Pecado Rasgado” exibida pela Rede Globo em 1978. A segunda canção do compacto, “Uma Noite na Discoteca”, foi banda sonora do filme “Sábado Alucinante” de Cláudio Cunha, lançado em 1979. Durante a gravação deste compacto, conheceu alguns integrantes da banda de bailes Os Famks, que posteriormente viria a transformar-se no Roupa Nova, banda na qual foi convidado a ingressar ainda no ano de 1978.
Devido ao intenso esforço ao tocar bateria, Serginho lesionou a coluna (hérnia discal), pela má postura e a falta de exercícios para o fortalecimento muscular, mas isso não o impediu de prosseguir a carreira.
Serginho Herval é responsável por tocar bateria na banda Roupa Nova. Além disso, é o cantor principal em diversas canções da banda, como “Anjo” (tema da novela “Guerra dos Sexos”), “Dona” (tema da Viúva Porcina na novela “Roque Santeiro”),  Whisky a Go Go” (versão de estúdio, tema da telenovela da Rede GloboUm Sonho a Mais”), “De Volta ao Começo” (tema da telenovela da Rede Globo, “Renascer”),  A Viagem” (tema de abertura da novela com o mesmo nome), “Amar É...” (tema da novela “Anjo de Mim”), “Bem maior” (tema da novela “Suave Veneno”), “Amor de Índio” (tema das novelas “Estrela Guia” e “Desejo Proibido”), etc.
No álbum “Roupacústico” (2004), Serginho tocou violão nas faixas “Volta Pra Mim” e “Sapato Velho”. No álbum seguinte, “Roupacústico 2” (2006), revezou violão e bateria na canção “Cartas”. O cantor e baterista também aparece ao violão nas canções “Lembranças” do álbum “Roupa Nova em Londres” (2009) e na faixa “It Don't Matter To Me” do álbum “Todo Amor do Mundo”, lançado em 2015.
Também assinou composições, como “Cristina”, “Tímida”, “Sonho” e “'Filhos”, todas gravadas pelo Roupa Nova, além de “Retratos Rasgados”, gravada pelo Roupa Nova e pela dupla Victor & Léo, “Clarear”, gravada por Netinho, e “Voz do Coração” gravada por Angélica.
Com o grupo Roupa Nova, Serginho já fez duetos com artistas de renome, como Roberto Carlos em “A Paz”, para o programa “Roberto Carlos Especial” exibido pela Rede Globo em 2007. Na década de 1980, tocou com Steve Hackett, da banda Genesis.
Como músico, Serginho Herval já participou em diversos álbuns de artistas consagrados da MPB, como Erasmo Carlos, Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Gilberto Gil, Simone, Fafá de Belém e Roberto Carlos, além de participar em várias bandas sonoras de programas da Rede Globo.
Completa hoje 61 anos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...