sábado, 2 de fevereiro de 2019

2 DE FEVEREIRO - JULIO SOSA


EFEMÉRIDE - Julio María Sosa Venturini, cantor uruguaio, nasceu em Las Piedras no dia 2 de Fevereiro de 1926. Morreu em Buenos Aires, em 26 de Novembro de 1964. Ganhou o cognome de ‘El varón del tango’.
Muitos aficionados do tango consideram-no como o intérprete responsável pelo renascimento do tango no período pós-gardeliano
No seu país de origem, tinha sido engraxador, faxineiro de comboios e marinheiro. Começou a carreira musical, ainda no Uruguai, com a orquestra de Carlos Gilardoni, chegando a gravar, em 1948 e 1949, alguns fonogramas pela editora Sondor, de Montevidéu.
Iniciou-se, na Argentina, com a virtuosa orquestra de Luis Caruso. Seguidamente, actuou na orquestra de Francisco Rotundo. Neste período, foi operado à garganta. Quando se restabeleceu, optou pelo conjunto de Francini Pontier. Acabou a sua carreira no conjunto de Leopoldo Federico.
Tentaram, depois da sua trágica morte aos 38 anos, num acidente de automóvel, fazer reviver o ‘mito Gardel’ através dele, numa época em que o tango já se apresentava em declínio, com a invasão de ritmos de procedência britânica e norte-americana, principalmente.
Foi velado no famoso ginásio Luna Park, como já tinham sido os restos mortais de Carlos Gardel e Agustín Magaldi, nos anos 1930.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...