quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

6 DE FEVEREIRO - GARY MOORE


EFEMÉRIDE - Robert William Gary Moore, da Irlanda do Norte, guitarrista, cantor e, compositor de blues, hard rock e rock progressivo, morreu em Estepona, Espanha, em 6 de Fevereiro de 2011. Nascera em Belfast no dia 4 de Abril de 1952.
Gary Moore é considerado um dos guitarristas mais completos da história do rock, desde o jazz rock até ao hard rock, passando por baladas e blues.
Cresceu no meio das bombas do Exército Republicano Irlandês (IRA) e das lutas religiosas do pós-guerra, o que se reflectia no som da sua guitarra: extremamente triste e sofrido, mas também visceral e técnico quando era necessário. Tivera a sua primeira guitarra aos 14 anos e aprendera a tocar num instrumento normal, embora fosse canhoto. Passou a viver em Dublin, a partir de 1968.
Iniciou a sua carreira por volta dos 16 anos de idade, tendo como ídolos Albert Kingh, Elvis Presley, The Shadows, The Beatles, Eric Clapton e Jimi Hendrix. Participou nas gravações de um álbum da banda de folk Dr. Strangely Stranger. Pouco tempo depois, Gary Moore ingressava na banda irlandesa Thin Lizzy, onde colaborou em shows e no álbum “Black Rose” (1979).  
Apesar do seu fanatismo pelos blues, o jazz também lhe enchia a cabeça, tanto que foi o estilo melhor explorado no seu primeiro álbum a solo, “Grinding Stone” (1973), e na sua breve parceria com a segunda encarnação do grupo Colosseum, baptizado então de Colosseum II.
Fez a sua carreira a solo e obteve muito sucesso na Europa e no Japão, com destaque para duas fases distintas - a mais pesada, de discos como “Corridors Of Power”, “Victims Of Future” e “Wild Frontier”, na década de 1980, e a mais dedicada aos blues, e comercialmente mais rentável, de álbuns como “Still Got the Blues” (1990).
Os seus temas mais conhecidos são “Parisienne Walkways”, “Still Got the Blues”, “Over The Hills and Far Away” e “Out In The Fields”, em parceria com Phil Lynott e Empty Rooms.
Gary morreu, enquanto dormia num quarto de hotel, horas depois de ter entrado no mesmo. A causa da morte foi um ataque cardíaco devido a excesso de álcool.
Tinha quatro filhos e deixou um património avaliado em mais de dois milhões de libras esterlinas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...