quinta-feira, 10 de junho de 2021

10 DE JUNHO - RAFAEL LEÃO

EFEMÉRIDE - Rafael Alexandre Conceição Leão, futebolista português que joga no AC Milan, nasceu em Almada, no dia10 de Junho de 1999.

Descendente de angolanos, Rafael ingressou no sector juvenil do Sporting CP, aos 9 anos de idade, após um breve período no Amora FC. Em e Maio de 2017, ainda muito jovem, fez a sua estreia sénior nas reservas, entrando como substituto no segundo-tempo e marcando o golo do empate por 1 a 1, fora, com o SC Braga B.

Cortesia do técnico Jorge Jesus, Leão apareceu pela primeira vez na Primeira Liga com a equipa principal, em 11 de Fevereiro de 2018, substituindo Bryan Ruiz nos últimos 21 minutos da vitória, em casa, por 2-0, sobre o CD Feirense. No dia 2 de Março, após substituir o lesionado Seydou Doumbia no final do primeiro-tempo, ele empatou, alguns minutos após entrar em campo, mas com uma derrota final, fora de casa por 1 a 2, frente ao FC Porto.  

Em 14 de Junho de 2018, Rafael Leão rescindiu unilateralmente o seu contrato no Estádio José Alvalade, citando um incidente em que jogadores e funcionários foram atacados por adeptos durante o treino.

Em 8 de Agosto de 2018, ingressou no clube francês Lille OSC, numa transferência gratuita, assinando um contrato de cinco anos. Rafael marcou o seu primeiro golo na Ligue 1 na sua segunda actuação, jogando 67 minutos e fazendo a equipa a vencer no Stade Malherbe Caen por 1 a 0.

Em 1 de Agosto de 2019, Leão assinou um contrato de cinco anos pelo A.C Milan. Estreou na Série A, 24 dias depois, como substituto, aos 75 minutos, de Samu Castillejo, na derrota por 1 a 0 fora, contra ao Udinese Calcio. Marcou o seu primeiro golo contra o ACF Fiorentina em 29 de Setembro.

Rafael Leão tem sido convocado para as Selecções de Portugal Sub”, desde 2015.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...