terça-feira, 29 de junho de 2021

29 DE JUNHO - ACÁCIO DE ALMEIDA

EFEMÉRIDE - Acácio de Almeida, director de fotografia português, nasceu em São João da Pesqueira no dia 29 de Junho de 1938. O seu trabalho está intimamente associado ao de um bom número de realizadores do Novo Cinema português.

Depois de frequentar o ensino secundário em Viseu, mudou-se para Lisboa em 1959. Começou a sonorizar filmes amadores em película de 9,5 mm, acabando por ingressar no Curso de Cinema do Centro Universitário de Lisboa.

Iniciou-se como director de fotografia com a longa metragem de António da Cunha Telles, “O Cerco” (1970).

Foi bolseiro, em 1977, da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris, onde estagiou com Néstor Almendros.

Acácio de Almeida foi fundador do Centro Português de Cinema, em 1970, e da cooperativa Grupo Zero, logo após o 25 de Abril de 1974. Funda também a produtora Inforfilmes, em 1987.

A sua colaboração com realizadores internacionais, como Raoul Ruiz e outros, com quem tem trabalhado com regularidade, deu-lhe reconhecimento internacional. É trabalho seu a fotografia de “A Cidade Branca” (1983), do realizador suíço Alain Tanner.

Como director de fotografia, tem no seu currículo mais de uma centena de títulos portugueses, de realizadores como João César Monteiro, Ricardo Costa, Jorge Silva Melo, António da Cunha Telles, Paulo Rocha, Seixas Santos, João Botelho ou Manoel de Oliveira.

Acácio de Almeida recebeu o Prémio da Imprensa (1972), ou Prémio Bordalo, entregue pela Casa da Imprensa em 1973, na categoria Cinema, assim como o Prémio de Fotografia, pelo seu trabalho o filme “O Passado e o Presente” (que recebeu o Prémio de Longa Metragem) de Manoel de Oliveira. Na ocasião, também foram distinguidos o sonoplasta Alexandre Gonçalves e as curtas-metragens “A Chafarica” e “Sophia”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...