sábado, 5 de junho de 2021

5 DE JUNHO - TONY RICHARDSON

EFEMÉRIDE - Cecil Antonio “Tony Richardson, actor, escritor, produtor e realizador inglês, nasceu em Yorkshire no dia 5 de Junho de 1928. Morreu em Los Angeles, em 14 de Novembro de 1991.

Começou como produtor de rádio na BBC em 1952 e, três anos depois, criou - com John Osborne e George Devine - a English Stage Company, que com a suas montagens deu origem ao moderno teatro inglês.

No final da década de 1950, eles resolveram investir também no cinema e lançaram o movimento Free Cinema. A estreia de Richardson como realizador de cinema foi em 1958, com “Odeio Essa Mulher”.

O grande sucesso dele surgiu em 1963 com “Tom Jones”, com o qual ganhou dois Oscars, o de Melhor Realizador e de Melhor Produtor. John Osborne, por sua vez, recebeu o Oscar de Melhor Guião (adaptado). A parceria entre os dois durou muitos anos.

Foi casado com a actriz Vanessa Redgrave, entre 1962 e 1967, com quem teve duas filhas: Natasha Richardson, que também é actriz, e Joely Richardson.

Como cineasta, Tony Richardson coleccionou sucessos, mas também alguns fracassos (público e de crítica), embora tenha dirigido alguns dos nomes mais importantes do cinema das últimas décadas. O seu último filme, “Blue Sky”, rendeu um Oscar de Melhor Actriz para Jessica Lange.

Tony Richardson falece em 1991, vítima de complicações da AIDS.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...