quarta-feira, 2 de junho de 2021

2 DE JUNHO - XIAO HONG

EFEMÉRIDE - Xiao Hong, escritora chinesa, nasceu em Heilongjiang no dia 2 de Junho de 1911. Morreu em Hong Kong, em 22 de Janeiro de 1942.

Xiao Hong frequentou uma escola em Harbin, desde 1927, onde teve contacto com as ideias do Movimento Quatro de Maio. Em 1930, fugiu para Pequim, para evitar um casamento planeado. Foi seguida pelo noivo, Wang Dianjia, que, após a engravidar, abandonou-a num hotel em Harbin, sem pagar as despesas. Xiao Hong procurou então a editora do jornal local em busca de ajuda, onde conheceu o editor Xiao Jun. Eles começaram a viver juntos. Foi durante esse período, que Xiao Hong começou a escrever. Em 1933, escreveu os seus primeiros contos e, junto com Xiao Jun, publicaram a colectânea, “Bashe (Arduous Journey)”.

Em Junho de 1934, o casal mudou-se para Qingdao, onde três meses depois, Xiao Hong escreveu um romance intitulado “Sheng si Chang”. O livro é um relato da vida de várias mulheres camponesas e uma das primeiras obras literárias a reflectir a vida sob o domínio japonês. No seu prefácio, Lu Xun declarou a obra «uma observação meticulosa de uma escritora e uma escrita extraordinária».

Em Outubro, o casal mudou-se, novamente, desta vez para a concessão francesa de Xangai. Com a ajuda de Lu Xun, “Sheng si Chang” foi publicado em 1935 pela Rongguang Publishing House de Xangai, trazendo reconhecimento para Xiao Hong entre o círculo literário modernista. Na época, Lu Xun afirmou que Xiao Hong, um dia, superaria Ding Ling como a escritora mais famosa da China.

No mesmo ano, Xiao Hong e Xiao Jun completaram uma colecção de ensaios autobiográficos intitulada “Market Street”, assim nomeada em homenagem à rua em que o casal vivia em Harbin.

Entre 1935 e 1936, Xiao Hong escreveu contos e ensaios, mais tarde reunidos nos livros “Shangshi Jie”, “Qiao” e “Niuche Shang”. Em 1936, Xiao Hong mudou-se para Tóquio, onde escreveu um longo conjunto de poemas intitulado “Sand Grains”.

Em 1938, enquanto morava em Xi'na, como parte do Grupo de Serviço da Northwestern Combat Zone, ela terminou o seu relacionamento com Xiao Jun e, mais tarde, casou-se com o escritor Duanmu Hongliang, em Wuhan.

Em Janeiro de 1940, o casal recém-casado viajou de Chongqing para Hong Kong, onde residiu em Tsim Sha Tsui, em Kowloon. As suas lembranças de Lu Xun, intitulada “Lu Xun Xiansheng”, foram publicadas no mesmo ano, juntamente com o primeiro volume de uma trilogia planeada, “Ma Bole”, satirizando a guerra e o patriotismo da época. Em Hong Kong, Xiao Hong escreveu o seu romance de maior sucesso, “Hulanhe zhuan”, baseado nas suas memórias de infância.

Xiao Hong morreu durante o caos provocado pela guerra de Hong Kong, no hospital temporário do St. Stephen’s Girls College 2 e foi sepultada ao entardecer no dia 25 de Janeiro de 1942 em Repulse Bay, em Hong Kong. O seu túmulo foi transferido para Guangzhou, em 1957. Em 2014, a sua biografia foi retratada no filme “The Golden Era”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...