quarta-feira, 9 de junho de 2021

9 DE JUNHO - WAYMAN TISDALE

EFEMÉRIDE - Wayman Lawrence Tisdale, jogador de basquetebol norte-americano, baixista de jazz e membro do Hall da Fama do Basquete Universitário, para o qual foi eleito no ano da sua morte, nasceu em Fort Worth, Texas, no dia 9 de Junho de 1964. Morreu em Tulsa, Oklahoma, em 15 de Maio de 2009.

Jogou entre 1985 e 1997, no Draft da NBA. Em 1984, jogou pela equipa que ganhou o Ouro nas Olimpíadas de Los Angeles.

O pai foi pastor durante 21 anos da Igreja da Amizade, em Tulsa (até à sua morte em 1997). Tisdale conheceu a sua esposa Regina em 1981, na igreja.

A sua melhor temporada foi a 1989/1990, com a média de 22,3 pontos por jogo.

Aposentou-se em 1997 e foi o primeiro desportista a ter a sua camisola (23) «aposentada» pela Universidade de Oklahoma. Em 2007, Blake Griffin pediu a sua «bênção» para usá-la e conseguiu.

Em 2003, o governador de Oklahoma, Brad Henry, nomeou-o como membro da Comissão de Turismo e Lazer de Oklahoma. Em 2001, o seu CD “Cara a Cara” conseguiu a liderança no Billboard’s jazz (contemporâneo gráfico). Em 2002, recebeu o prémio Legacy do Hall da Fama de Jazz de Oklahoma.

Em Março de 2007, foi-lhe diagnosticado um cancro no joelho (osteossarcoma), depois de, em 8 de Fevereiro, ter caído na escada de sua casa e fracturado uma perna. Em Maio, anunciou no seu site que recuperava de uma remoção de um quisto. A primeira série de quimioterapia foi superada, o que o conduz a uma segunda série.

Em Agosto de 2008, teve parte de sua perna direita amputada devido ao cancro, dizendo que era a melhor opção para «ele» não voltar. Pouco tempo depois, Scott Sabolich montou uma prótese para ele, segundo o médico a maior em 21 anos de carreira. Ele adaptou-se rapidamente, já que a média é de 3 a 6 meses e ele adaptou-se em apenas 30 dias.

Faleceu no Centro Médico St John, deixando 4 filhos. Não foi confirmado se a recaída fora causada pelo cancro. Ele tinha agendado uma gravação com o guitarrista de jazz Norman Brown, para a semana seguinte.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...