sexta-feira, 4 de junho de 2021

4 DE JUNHO - ROSALIND RUSSELL

EFEMÉRIDE - Rosalind Russell, actriz norte-americana, nasceu em Waterbury no dia 4 de Junho de 1907. Morreu em Los Angeles, em 28 de Novembro de 1976.

Rosalind recebeu este nome depois de uma viagem de seus pais no navio S. S. Rosalind. Educada num convento, ela teve uma grande liberdade para a sua época, podendo tomar as próprias decisões desde muito jovem. A mãe sempre desejou que ela fosse actriz e, por isso, estudou na Academia Americana de Arte Dramática.

Rosalind Russell não se apresentou na Broadway, mas, em 1934, foi convidada para trabalhar para dois grandes estúdios de Hollywood. O seu primeiro sucesso veio em 1936, com “Mulher sem Alma”, mas durante algum tempo só era chamada para papéis dramáticos. Porém, no final da década de 1930, fez duas comédias de muito sucesso: “As Mulheres” (1939), dirigida por George Cukor, e “Jejum de Amor” (1940), de Howard Hawks.

Em 1948, juntamente com o seu marido, fundou a Independent Artists, produtora responsável por grande parte dos seus filmes. Estreou-se finalmente na Broadway em 1953, com a peça “Wonderful Town”, ganhando um prémio Tony.

Fez um papel no filme “Férias de Amor” (1955), de Joshua Logan, estrelado por William Holden e Kim Novak. Interpretava uma solteirona frustrada que bebia demais e fazia escândalo num piquenique. Rosalind fez uma personagem que poderia ter-lhe valido um Oscar, mas ela não concordou em ser nomeada como actriz coadjuvante pelo estúdio (Columbia Pictures).

Fora nomeada para os Oscars mais três vezes (1943, 1947 e 1948), tendo conquistado cinco Globos de Ouro.

A actriz foi casada durante 35 anos com o produtor Frederick Brisson, com quem teve o seu único filho, em 1943.

Rosalind Russel faleceu aos 69 anos, após uma longa batalha contra um cancro na mama. Encontra-se sepultada no Cemitério de Santa Cruz, em Culver City, na Califórnia.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...