Charisse estudou ballet em Los
Angeles com Adolph Bolm e Bronislava Nijinska e, subsequentemente, dançou no Ballets
Russes como ‘Celia Siderova’ e depois ‘Maria Istromena’.
O rompimento da Segunda Guerra
Mundial levou à divisão da companhia e Cyd voltou para Los Angeles, onde David
Lichine lhe ofereceu um papel de dançarina em “Something to Shout About”.
Isto rendeu-lhe a atenção do coreógrafo Robert Alton (o mesmo que também
descobriu Gene Kelly) e logo ela se uniu ao corpo dançante de Arthur Freed da MGM,
onde se tornou dançarina de ballet residente.
Charisse é principalmente
lembrada pelas suas parcerias no cinema com Fred Astaire e Gene Kelly. A sua primeira
aparição com Astaire foi numa breve cena no filme “Ziegfeld Follies” (“1946).
A sua apresentação seguinte com ele foi no papel feminino principal de “The
Band Wagon” (1953) onde dançou com Astaire nas aclamadas coreografias “Dancing
in the Dark” e “Girl Hunt Ballet”.
Em 1957, reuniu com Astaire na
versão cinematográfica de “Silk Stockings”, um remake musical de “Ninotchka”,
com Charisse no papel que foi de Greta Garbo.
Como Debbie Reynolds não era uma
dançarina treinada, Gene Kelly escolheu Charisse para ser a sua parceira no
celebrado final de ballet de “Cantando na chuva” (1952). Posteriormente,
co-estrelou com Kelly em “Brigadoon”. Ela novamente obteve o papel
feminino principal ao lado de Kelly, no seu penúltimo musical da MGM “It’s
Always Fair Weather” (1956).
Após o declínio dos musicais no
final dos anos 1950, Charisse aposentou-se da dança, mas continuou a
realizar pequenas participações em filmes e produções de TV até aos anos 1990.
Faleceu aos 86 anos.
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