domingo, 6 de junho de 2021

6 DE JUNHO - FÁBIO BARRETO

EFEMÉRIDE - Fábio Villela Barreto Borges, realizador, actor, produtor e guionista brasileiro, nasceu no Rio de Janeiro em 6 de Junho de 1957. Morreu na mesma cidade em   20 de Novembro de 2019.

Foi nomeado para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, pelo filme “O Quatrilho” (1995). Dirigiu e co-escrever “Lula, o Filho do Brasil” (2009), um drama biográfico sobre a vida de Luiz Inácio Lula da Silva, considerado um dos filmes mais caros da história do cinema brasileiro.

Fábio sofreu um acidente de carro em Dezembro de 2009, entrou em coma e continuou mais tarde com tratamentos em casa, sem grandes perspectivas de melhorar. Esteve parcialmente inconsciente durante quase 10 anos, até falecer.

Filho de Luís Carlos Barreto e de Lucy Barreto, era irmão do também realizador Bruno Barreto. Actuou na curta-metragem “Três Amigos que Não se Separam”, quando tinha apenas nove anos.

Foi assistente de realização de Carlos Diegues em “Bye Bye Brasil” (1979). Iniciou a sua carreira no cinema aos 20 anos, dirigindo a curta-metragem “A Estória de José e Maria” (1977). Estreou-se como realizador de longas-metragens no Festival de Cannes de 1982, com “Índia, a Filha do Sol” (1982), inscrito na Quinzena dos Realizadores; tinha então 24 anos.

Trabalhou como actor em dois filmes - “For all - O trampolim da vitória” (1997) e “Memórias do cárcere” (1984) - e dirigiu 9 longas-metragens.

Era casado desde 2003, com a actriz Déborah Kalume.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...