terça-feira, 22 de junho de 2021

22 DE JUNHO - HEINRICH LEHNDORFF-STEINORT

EFEMÉRIDE - Heinrich Graf von Lehndorff-Steinort, oficial do exército alemão, executado durante a II Guerra Mundial, por participação no atentado de 20 de Julho de 1944 contra Hitler, nasceu em Hanôver no dia22 de Junho de 1909. Morreu em Berlim, em 4 de Setembro de 1944.

Nascido na nobreza alemã, Heinrich estudou Economia e Administração de Empresas em Frankfurt, antes de se dedicar a administrar a grande propriedade da família, na Prússia Oriental. Com o início da guerra, foi designado para servir na Polónia e, depois, como tenente da reserva, transferido para o staff do general Fedor von Bock, futuro comandante do Grupo de Exércitos Centro na invasão da URSS, em 1941.

Participou no complot militar contra a vida do Führer. Durante a ofensiva alemã na União Soviética, foi testemunha ocular do massacre de uma população judia na Bielorrússia, por grupo de extermínio das SS, os Einsatzgruppen. Chocado, ele foi convencido por Henning von Tresckow, um dos líderes da resistência alemã, a participar numa conspiração contra Hitler.

Com o fracasso do atentado, todos os conspiradores foram identificados e presos. Lehndorff-Steinort foi julgado em 3 de Setembro e condenado à morte, sendo enforcado no dia seguinte na Prisão de Plötzensee, em Berlim. A sua mulher, a condessa Gottliebe von Lehndorff-Steinort, e as suas quatro filhas foram enviadas para um campo de concentração até ao fim da guerra e todos os numerosos bens artísticos da família foram confiscados.

Uma das suas filhas, Vera von Lehndorff, tornou-se - duas décadas mais tarde - famosa em todo mundo como modelo, com o nome de Veruschka.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...