sábado, 12 de junho de 2021

12 DE JUNHO - JOHN WETTON

EFEMÉRIDE - John Kenneth Wetton, vocalista, baixista e guitarrista britânico, nasceu em Willington, Derby, no dia 12 de Junho de 1949.  Morreu em Bournemouth, Dorset, em 31 de Janeiro de 2017.

Apesar de ter nascido em Derby, Wetton cresceu em Bournemouth, no condado de Dorset.

Foi músico profissional desde o fim da década de 1960, tendo sido membro de vários grupos, como Mogul Trash, Renaissance (1971/72), Phenomena, Family, King Crimson (trabalhando ao lado do amigo de infância Robert Fripp), Roxy Music, Uriah Heep, UK, Asia e Wishbone Ash. Wetton trabalhou também a solo desde a sua segunda saída do Asia, em 1992. 

Wetton, inicialmente, era conhecido pelo seu som potente de baixo e as suas habilidades de improvisação (vistas claramente em discos ao vivo do King Crimson, como o box-set “The Great Deceiver”), mas desde a década de 1980, os seus trabalhos seguiram uma linha mais comercial. Nesses tempos, ele concentrava-se menos no baixo, dando mais favoritismo ao seu lado cantor/compositor, que frequentemente usava guitarra acústica e piano.

Na sua carreira, destacam-se os discos “Larks' Tongues in Aspic” (1973), do King Crimson e os discos de estreia (e homónimos) dos grupos UK, de 1978, e Asia, de 1982, sendo este último o mais vendido de toda a sua carreira.

Aparentemente, obteve sucesso e voltou ao Asia no Verão de 2006, com a formação original. Em 2015, passou por uma cirurgia oncológica. Debateu-se com problemas ligados ao alcoolismo.

Faleceu aos 67 anos, depois de uma dura batalha contra um cancro no cólon.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...