sábado, 19 de junho de 2021

19 DE JUNHO - ANTÓNIO PINHEIRO

EFEMÉRIDE - António Pinheiro, compositor português do Renascimento, morreu em Évora no dia19 de Junho de 1617. Nascera em Montemor-o-Novo, em 1550. 

Diogo Barbosa Machado refere no seu curto registo biográfico que ele teria aprendido com Francisco Guerrero, mas é muito mais provável que tenha recebido a sua formação musical no colégio da Sé de Évora com o então mestre da claustra Francisco Velez.

Em 12 de Março de 1576, foi nomeado - pelo duque de Bragança D. João I - mestre de capela do Paço Ducal de Vila Viçosa, sucedendo a Ginés de Morata. Por volta de 1606, regressa a Évora para ocupar o cargo de mestre da claustra, deixado vago por Filipe de Magalhães, mas foi dispensado poucos anos depois, em 1608, sendo substituído por Domingos Martins.

Entre o final de 1608 e o início de 1609 regressou ao posto de mestre de capela de Vila Viçosa. Ali trabalhou até 1616, data em que o seu cargo foi tomado por Roberto Tornar. Regressou então a Évora, cidade onde faleceu no ano seguinte.

A grande maioria da sua produção musical foi perdida, sobrevivendo apenas algumas composições na biblioteca do Paço Ducal de Vila Viçosa. Existiam pelo menos três obras da sua autoria na Real Biblioteca de Música de D. João IV.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...