sábado, 17 de fevereiro de 2007

EFEMÉRIDE - Carlos Viegas Gago Coutinho, oficial da Marinha, navegador e historiador português, nasceu em Lisboa, no dia 17 de Fevereiro de 1869. Morreu, também na capital portuguesa, em 18 de Fevereiro de 1959, portanto um dia depois de completar noventa anos.
Ao mesmo tempo que servia na Marinha Portuguesa, em que atingiu o posto de Almirante, desenvolveu uma vasta obra científica. A partir de 1898, fez muitos levantamentos geográficos e várias delimitações de fronteiras nos territórios coloniais.
Em 1919, incentivado pelo aviador Sacadura Cabral, de quem se tornou amigo, começou a dedicar-se ao desenvolvimento dos métodos de navegação aérea astronómica. Tinham voado juntos pela primeira vez em 1917 e, no seu horizonte, estava já o plano de voar até ao Brasil, quando da comemoração do centenário da independência.
Fazendo equipa com Sacadura Cabral, realizou em 1921 a travessia aérea Lisboa - Funchal e, em 1922, a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, entre Lisboa e o Rio de Janeiro, durante a qual fez uma navegação aérea de grande rigor, utilizando um sextante com horizonte artificial, de sua invenção. Este instrumento veio a ser fabricado e difundido para todo o Mundo pelo construtor alemão C. Plath, com o nome de “System Admiral Gago Coutinho”.
Quase no fim da vida, dedicou-se ainda ao estudo dos Descobrimentos e das Navegações portuguesas, escrevendo vários trabalhos a este respeito.
Pertenceu ao Grande Oriente Lusitano - Maçonaria Portuguesa e foi membro de diversas associações científicas, entre as quais a Academia Portuguesa das Ciências, a Academia Portuguesa de História, a Sociedade de Geografia de Lisboa e várias Sociedades Geográficas do Brasil.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...