sábado, 24 de fevereiro de 2007

EFEMÉRIDE - Joaquim Teófilo Fernandes Braga, escritor e político português, nasceu em Ponta Delgada, Açores, em 24 de Fevereiro de 1843. Faleceu em Lisboa, no dia 28 de Janeiro de 1924.
Depois de se licenciar em Direito, na Universidade de Coimbra, fixou-se em Lisboa, onde leccionou Literatura Moderna, na Universidade da capital. Publicou o seu primeiro livro (Folhas Verdes) em 1859, tendo escrito obras de história literária, de etnografia, poesia, ficção, ensaio e filosofia. Organizou também algumas antologias e recolhas.
Dedicou-se à política a partir de 1878, exercendo vários cargos no Partido Republicano, e tornando-se membro da sua direcção política em 1910.
Foi eleito deputado por Lisboa em Agosto de 1910 e, em Outubro do mesmo ano, após a implantação da República, tornou-se Presidente do Governo Provisório até Agosto de 1911. Em 29 de Maio de 1915, foi chamado para substituir o demissionário Manuel de Arriaga, na Presidência da República, cargo que ocupou até 4 de Agosto, sendo então substituído por Bernardino Machado.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...