domingo, 11 de fevereiro de 2007

EFEMÉRIDE - Thomas Alva Edison, inventor e empresário americano, nasceu em Milão, no Ohio, em 11 de Fevereiro de 1847. Morreu em West Orange, no dia 18 de Outubro 1931.
Quando nasceu, a electricidade doméstica não existia, quando morreu ela servia para iluminar cidades inteiras. Considerada uma criança exageradamente curiosa e hiperactiva, teve de abandonar a escola aos sete anos, sendo educado em casa por sua mãe, que era professora. Com 12 anos, já trabalhava na entrega de jornais e, com o dinheiro ganho, comprou uma prensa com a qual editou um jornal, para custear os seus estudos e experiências. Aos treze anos ficou surdo em virtude de uma bofetada. No sótão de sua casa, instalou um laboratório de química, onde realizava as suas experiências. Aprendeu o código Morse e começou a construir telégrafos artesanais.
Mais tarde, trabalhou como vendedor de livros e telegrafista e, em 1868, patenteou o seu primeiro invento, um contador automático de votos. Dois anos depois, fundou a sua empresa em Newark e inventou um equipamento electromecânico que transmitia telegraficamente as cotações da bolsa de valores, ganhando uma grande fortuna com a sua comercialização. O microfone de carvão, outro invento, proporcionou o começo das transmissões telefónicas. Iniciou pesquisas em telefonia, aperfeiçoou o fonógrafo e criou a primeira lâmpada incandescente com filamento de carvão. Já rodeado de uma grande equipa de profissionais, construiu o primeiro contador eléctrico. Entre as suas invenções, conta-se também o gramofone. É considerado por muitos como o maior inventor de todos os tempos e o seu QI está estimado em cerca de 240. Há mais de um milhar de patentes registadas em seu nome.
Vivia praticamente no laboratório, contentava-se com quatro horas de sono e, se uma experiência o exigia, era capaz de trabalhar 48 ou 72 horas seguidas. Com oitenta anos, ainda realizou cerca de 17 000 testes para encontrar a planta necessária à produção da goma sintética.
Duas das suas frases favoritas: «O génio representa 1% de inspiração e 99% de transpiração» e «Sou vegetariano e anti-alcoólico, para poder utilizar melhor o meu cérebro».

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...