quinta-feira, 8 de novembro de 2007

EFEMÉRIDE - Ivan Alekseyevich Bunine, escritor russo, autor de poemas, novelas e romances, laureado com o Prémio Nobel da Literatura em 1933, morreu em Paris, no dia 8 de Novembro de 1953, vítima de crise cardíaca. Nascera em Voronezh, na Rússia central, em 22 de Outubro de 1870.
Tendo frequentado uma escola pública durante cinco anos, voltou para casa, onde o irmão o encorajou a ler clássicos russos e a escrever.
Aos dezassete anos, publicou o seu primeiro poema numa revista literária de São Petersburgo. A partir de 1889, correspondeu-se com os célebres escritores Tchekhov, Gorki e Tolstoï. Em 1891, publicou a primeira novela num jornal literário.
Uma recolha de poemas seus apareceu em 1901 e foi bem acolhida pela crítica. Recebeu três vezes o Prémio Pouchkine da Academia das Ciências da Rússia e, em 1909, foi eleito para esta mesma Academia. Neste ano, publicou o primeiro romance (“A Vila”).
Foi também um tradutor bastante conhecido, tendo traduzido, entre outras, obras de Byron e Musset.
Antes da Primeira Guerra Mundial, viajou muito: Ceilão, Palestina, Egipto, Turquia, etc., o que influenciou sobremaneira os seus escritos. De 1912 a 1914, passou os invernos em Capri.
Deixou Moscovo depois da Revolução de 1917 para se instalar no sul do país. Foi depois para os Balcãs em 1920, mais tarde para Paris, instalando-se finalmente em Grasse em 1923. Foi um opositor ao nazismo e albergou em sua casa um judeu durante a ocupação alemã.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...