terça-feira, 6 de novembro de 2007

EFEMÉRIDE - Louis Racine, poeta francês, nasceu em Paris em 6 de Novembro de 1692. Faleceu na mesma cidade, em 29 de Janeiro de 1763. Era o sétimo e último filho do ilustre dramaturgo Jean Racine, que morreu tinha ele sete anos. Licenciou-se em Direito, por influência da mãe, e tornou-se advogado. Vendo porém que a advocacia não era do seu agrado, voltou-se para a carreira eclesiástica, tendo ficado três anos nos “Oratórios de Nossa Senhora das Virtudes”. Publicou o seu primeiro poema em 1720 (A Graça).
Louis Racine conhecia várias línguas - o grego, o latim, o hebreu e o italiano. Fez carreira na Administração Pública de 1722 a 1746.
Em 1742, publicou o poema “A Religião”. Em 1755, perdeu o seu filho mais velho em Cádis, vítima das inundações provocadas pelo grande tremor de terra de Lisboa. Golpe terrível, de que nunca se recompôs. Deixou de escrever, limitando-se a fazer traduções e mergulhando na devoção. Era conhecido pela sua doçura e humildade. «Parecia um santo» – diziam.
Segundo Voltaire, Louis Racine não desmereceu de seu pai e foi um dos grandes poetas do século XVIII. Deixou para a posteridade muitos poemas, as memórias da vida de seu pai e um “Tratado da Poesia Dramática Antiga e Moderna.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...