quarta-feira, 28 de novembro de 2007

EFEMÉRIDEWilliam Blake, tipógrafo, poeta e pintor romântico britânico, nasceu em Londres, no dia 28 de Novembro de 1757. Morreu na mesma cidade, em 12 de Agosto de 1827. A Bíblia teve uma profunda influência sobre a sua obra, pois foi uma das principais fontes de inspiração.
Desde muito novo, afirmava ter visões. A primeira teria ocorrido quando tinha nove anos. Tinha visto anjos a pendurar lantejoulas nos ramos de uma árvore. Mais tarde, afirmou ter visto, entre o feno que estava a ser preparado pelos trabalhadores, figuras angelicais a caminhar entre eles.
Com pouco mais de dez anos, começou a estampar cópias de desenhos gregos antigos que seu pai comprara, além de ilustrar os seus próprios poemas. Com quinze anos, tornou-se aprendiz de um famoso estampador e, seis anos mais tarde, era profissional nesta arte.
Em 1779, começou a estudar na The Royal Academy, beneficiando de uma bolsa de estudos. Blake ilustrou mais de vinte livros, incluindo o “Livro de Job” da Bíblia e “A Divina Comédia” de Dante, trabalho interrompido com a sua morte.
Bastante pobre, para poder fazer face às despesas de impressão das suas obras, tornou-se ele próprio editor e imaginou um modo de imprimir, pondo a sua escrita em relevo sobre placas de cobre.
Hoje, Blake é reconhecido como santo pela Igreja Gnóstica Católica. Foi criado um Prémio para Arte Religiosa com o seu nome, que é atribuído anualmente na Austrália, em sua homenagem.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...