sexta-feira, 16 de novembro de 2007

EFEMÉRIDE - Chinua Achebe, de seu verdadeiro nome Albert Chinualumogu Achebe, romancista, novelista e poeta nigeriano, de expressão inglesa, crítico literário e um dos autores africanos mais conhecidos do século XX , nasceu em Ogidi, na Nigéria, em 16 de Novembro de 1930.
Diplomata, é um estudioso da política africana e da depreciação que o ocidente fez da cultura e da civilização de África, bem assim como dos efeitos das colonizações. A sua obra mais conhecida é Things fall apart (O mundo desmorona-se), publicada em 1958, traduzida em mais de 50 línguas e com mais de três milhões vendidos até 1987.
Antes de entrar na Nigerian Broadcasting Corporation (NBC) em 1954, efectuou algumas viagens por África e pelos Estados Unidos. Trabalhou algum tempo como professor de inglês, seguindo também uma formação na BBC de Londres. Em 1972, foi chefe de redacção do periódico Obike. Ensinou em várias universidades inglesas, americanas e nigerianas.
Em 1990, um infeliz acidente atirou-o para uma carreira de rodas. Em 2002, foi galardoado com o Prémio da Paz dos Livreiros Alemães, sendo considerado um “clássico ainda vivo”. Foi várias vezes nomeado para o Prémio Nobel, nunca o tendo no entanto recebido.
Entre outros galardões, ganhou ainda o Margaret Wrong Memorial Prize (1959), o Nigerian National Trophy for Literature (1960), o Commonwealth Poetry Prize (1972 e 79) e o Nigerian National Merit Award (1979). Em 2004, recusou, como protesto pela política seguida pelo seu país, o título de Comandante da República Federal, o segundo maior título da Nigéria. Recebeu, já este ano, o prestigioso Prémio Internacional Man Booker.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...