domingo, 25 de novembro de 2007

EFEMÉRIDE Félix Lope de Vega, dramaturgo, romancista e poeta espanhol, nasceu em 25 de Novembro de 1562, tendo morrido em 27 de Agosto de 1635.
Foi o fundador da “Comédia espanhola” e um dos mais prolíficos escritores da literatura mundial.
Criança precoce, aos cinco anos já sabia ler latim e castelhano. Com esta idade, escreveu igualmente os seus primeiros versos. Aos doze, já escrevia “comédias”.
Estudou com os jesuítas e entrou depois ao serviço de um bispo, que lhe proporcionou uma boa formação. Frequentou a Universidade de Alcalá de Henares (1577/81), entrou para a Marinha em 1583, tendo combatido contra os portugueses na Ilha da Terceira, e serviu na “Invencível Armada” em 1588. Dez anos mais tarde, escreveu a sua primeira obra de sucesso – o romance “La Arcadia”. Decidiu então dedicar-se inteiramente à literatura.
Levou uma vida aventureira, com várias amantes, muitos filhos e várias casas para sustentar, daí o trabalhar sem parar e muitas vezes sem rever mesmo o que tinha escrito.
Com a morte de sua mulher Juana e de um dos seus filhos, sofreu uma forte crise espiritual que o levou a tornar-se religioso em 1610, sendo ordenado em 1614.
Da sua vasta produção literária, conhecem-se hoje, como sendo de sua autoria, 426 comédias e 42 autos, além de milhares de poemas, cartas, romances, novelas e livros religiosos e históricos. O grande Cervantes, embora tendo por ele antipatia, não se eximia em dizer que «Lope de Vega era uma força da natureza».

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...