quarta-feira, 7 de novembro de 2007

EFEMÉRIDE - Lawrence George Durrell, escritor, poeta, dramaturgo e viajante britânico, morreu em Sommières, França, em 7 de Novembro de 1990. Nascera em Jullundur, na Índia, em 27 de Fevereiro de 1912. Escreveu inúmeros romances, livros de viagens, poesias, peças de teatro e de humor.
Enviado para Inglaterra para estudar, com a idade de onze anos, considerou enfadonha a vida britânica e acabou por recusar fazer os exames na Universidade. Quis ser escritor e publicou o seu primeiro romance em 1935 e um segundo em 1937, este sob pseudónimo.
1935 foi para ele um ano decisivo. Convenceu a mãe, a mulher e restante família a instalarem-se na ilha grega de Corfu, para viver com maior simplicidade e escapar também ao rigor do clima britânico. Depois de seis anos na Grécia, Durrell foi forçado a fugir em virtude do avanço das forças nazis, indo viver do outro lado do Mediterrâneo. Em 1942, separou-se da primeira mulher (teve quatro) e mudou-se para Alexandria, onde foi adido de imprensa do British Information Office.
Em 1945, pôde voltar à Grécia, passando dois anos em Rodes, indo depois para a Argentina, onde ocupou o cargo de director do Instituto Britânico em Córdoba. Voltou à Europa em 1949, trabalhando como adido de imprensa inglês em Belgrado até 1952. Voltou à Grécia, país que ele amava, comprando uma casa em Chipre e pensando assim ter serenidade para escrever. Em breve as lutas entre cipriotas gregos e turcos vieram abalar esse sossego. Instalou-se então em Sommières, no sul de França, onde viveu até morrer, vítima de um ataque cardíaco que pôs fim a um longo combate contra um enfisema.
A sua obra espelha muitas destas vivências através do Mundo

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...