segunda-feira, 12 de novembro de 2007

EFEMÉRIDE - Roland Barthes, escritor, sociólogo, crítico literário, linguista e filósofo francês, nasceu em Cherbourg, no dia 12 de Novembro de 1915. Morreu em Paris, em 26 de Março de 1980, tendo sido um dos principais animadores do estruturalismo e da semiótica francesa.
Licenciou-se em Letras Clássicas em 1939 e em Gramática e Filosofia em 1943.
Atingido pela tuberculose, passou largos períodos em sanatórios, o que não o impediu de continuar com uma vida intelectualmente intensa, tanto ao nível de contactos como no de leituras fundamentais.
Em 1947, publicou no jornal “Combat” os primeiros textos que virão a constituir o seu ensaio “Grau zero da escrita”. Escreveu artigos para as revistas “Esprit” e “Les Lettres nouvelles”.
Foi professor em Biarritz, em Bucareste e na Alexandria, dedicando-se depois à investigação no “Centre National de la Recherche Scientifique”.
Na década de 1970, as revistas “Tel Quel” e “L’Arc” dedicaram-lhe números especiais.
Atropelado pela viatura de uma lavandaria, em 25 de Fevereiro de 1980, quando se dirigia ao “Collège de France”, onde era professor catedrático, morreria um mês mais tarde vítima das consequências do acidente.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...