terça-feira, 13 de novembro de 2007

EFEMÉRIDE - Robert Louis Balfour Stevenson, escritor escocês e grande viajante, nasceu em Edimburgo, no dia 13 de Novembro de 1850. Morreu em Vailima (Samoa), em 3 de Dezembro de 1894, vítima de um ataque de apoplexia. Escreveu vários clássicos como "A Ilha do Tesouro" e "O estranho caso do Dr. Jekyll e Mr. Hyde" .
Com 17 anos, ingressou na Faculdade de Engenharia da Universidade de Edimburgo. Em 1871/72, já escrevia no jornal universitário Edimburgh University Magazine, revelando grande talento para a literatura. Em 1873, após concluir os estudos de engenharia, mudou-se para a cidade de Londres, pois não se sentia bem no ambiente familiar, marcado por um clima demasiadamente coercivo e por uma moral e religiosidade muito rígidas. Passou a frequentar os salões literários e, algum tempo depois, partiu para uma longa viagem pela Europa. A carreira de engenheiro nunca foi exercida e foi preterida pela de escritor.
Em 1888, após a morte do pai, aventurou-se num veleiro por diversos arquipélagos do Pacífico. Apaixonado pelas paisagens paradisíacas que lhe foi dado observar, ficou definitivamente nas Ilhas Samoa, juntamente com a mulher e o enteado.
Escreveu vários romances, novelas, ensaios, poesias e descrições de viagens, tendo alguns dos seus livros sido adaptados ao cinema.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...