sábado, 17 de novembro de 2007

EFEMÉRIDE - Rachel de Queiroz, escritora, dramaturga, tradutora e jornalista brasileira, nasceu em Fortaleza, no dia 17 de Novembro de 1910. Faleceu no Rio de Janeiro, em 4 de Novembro de 2003.
Foi a primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Letras, em 1977. Em 1993, foi a primeira mulher galardoado com o Prémio Camões, o maior galardão literário da língua portuguesa. É considerada por muitos como a maior escritora brasileira.
Com 15 anos, completou o curso normal num colégio religioso. Estreou-se na imprensa em “O Ceará”, escrevendo crónicas e poemas. Escreveu o primeiro romance, História de um Nome, sob a forma de folhetim.
Em 1930, ao publicar “O Quinze”, romance que descreve a luta dos nordestinos contra as secas e a miséria, ficou conhecida em todo o Brasil.
Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1939, já como escritora consagrada.
Recebeu ao longo da sua vida inúmeros prémios e honrarias, entre eles: Prémio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, em 1957 ; Prémio Teatro, do Instituto Nacional do Livro, e Prémio Roberto Gomes, da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro, em 1959; Prémio Jabuti de Literatura Infantil, da Câmara Brasileira do Livro, em 1969, e Prémio Nacional de Literatura de Brasília, em 1980. Era Doutor Honoris Causa das Universidades do Ceará, de Acaraú e do Rio de Janeiro. Recebeu as Medalhas Rio Branco, do Itamarati, em 1985, e a Medalha de Grande Comendador do Mérito Militar, em 1986.
Morreu, vítima de problemas cardíacos, treze dias antes de completar os 93 anos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...