domingo, 18 de novembro de 2007

EFEMÉRIDE - Paul Éluard, de seu verdadeiro nome Eugène Émile Paul Grindel, poeta francês , morreu em Charenton-le-Pont , no dia 18 de Novembro de 1952. Nascera em Saint-Denis, em 14 de Dezembro de 1895. Muitos dos seus poemas contra o nazismo circularam clandestinamente em França, durante a ocupação alemã. Participou no movimento “Dada” e foi um elemento preponderante do Surrealismo. Foi membro do Partido Comunista Francês e tornou-se mundialmente conhecido como “O Poeta da Liberdade”, o poeta de todas as revoluções.
Esteve tuberculoso durante a adolescência, o que o obrigou a interromper os estudos, para ser internado num sanatório na Suiça. Neste país conheceu uma russa, Helena Diakonova, a quem ele chamaria Gala. Casaram-se em 21 de Fevereiro de 1917.
Em 1928, de regresso à Suiça, juntamente com Gala, esta encontrou Salvador Dali por quem se apaixona. Paul Éluard, por seu lado, conheceu Nusch que representará para ele tudo o que há de bom na mulher. Casa-se em 1934. Nusch morreria inesperadamente em 1946, em consequência de uma congestão cerebral.
Em Espanha, quando da guerra civil, Éluard insurge-se contra os franquistas. Em França, após a Libertação, é considerado um dos grandes poetas da Resistência.
Em 1951, casou-se pela terceira vez, com uma senhora que conhecera num Congresso da Paz, realizado no México. Felicidade reencontrada mas de pouca duração, pois Éluard morreu no ano seguinte, vítima de doença cardíaca.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...