segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

EFEMÉRIDEAgatha Mary Clarissa Mallowan, mundialmente conhecida como Agatha Christie, romancista policial britânica, faleceu em Wallingford no dia 12 de Janeiro de 1976. Nascera em Torquay, em 15 de Setembro de 1890.
Passou a infância e a adolescência num ambiente de quase reclusão, pois a mãe encarregou-se da sua formação, não querendo que ela frequentasse escolas públicas. Encorajada pela mãe, começou a escrever pequenos contos, novelas e poemas.
Tinha trinta anos quando publicou o seu primeiro livro (“O Misterioso Caso de Styles”). Passou a escrever desde então uma média de um ou dois livros por ano.
Em 1926 escreveu a sua obra-prima “O Assassinato de Roger Ackroyd”, que foi o seu primeiro livro a ser passado ao teatro, sob o título “Álibi” e com grande sucesso.
Foi autora de mais de oitenta romances policiais, de outras pequenas histórias, de dezanove peças de teatro, de uma autobiografia e de seis romances escritos sob o pseudónimo de Mary Westmacott. Os seus “policiais” são os livros mais traduzidos de todo o planeta (cento e três idiomas), apenas superados pela Bíblia.
Criou personagens que são famosos em todo o mundo, como Hercule Poirot e Miss Marple. Agatha foi pioneira ao fazer com que os desfechos dos seus livros fossem impressionantes e inesperados, sendo praticamente impossível ao leitor descobrir antecipadamente os assassinos.
Durante a Segunda Guerra Mundial, alistou-se como enfermeira trabalhando num hospital e numa farmácia, o que influenciou a sua obra: muitos dos assassinatos ocorridos nos seus livros foram cometidos com o uso de venenos.
Em 1971 recebeu o título de Dama da Ordem do Império Britânico.
O livro "Cai o Pano", narrando a última aventura de Hercule Poirot, foi publicado um pouco antes da sua morte. "Um Crime Adormecido" foi o último livro da personagem Miss Marple. Ambos já estavam escritos desde a década de 1940, devido à sua preocupação de poder não sobreviver à Segunda Guerra Mundial. Agatha Christie acabaria por morrer de causas naturais em 12 de Janeiro de 1976, deixando inconsoláveis milhões de fiéis leitores e uma fortuna calculada em vinte milhões de dólares.
Muitos dos seus livros foram adaptados ao cinema, à rádio e à televisão. Uma das suas peças de teatro (A Ratoeira) detém o recorde do maior período de representações sem interrupção. Alguns dos seus romances foram adaptados igualmente para “banda desenhada”.

1 comentário:

Gabriel de Sousa disse...

Obgdo pelas suas informações, um abraço e votos também de Feliz 2009
Gabriel

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...