quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

EFEMÉRIDE Humphrey DeForest Bogart, actor de cinema e de teatro norte-americano, morreu em Los Angeles no dia 14 de Janeiro de 1957, vítima de doença oncológica. Nascera em Nova Iorque, em 25 de Dezembro de 1899. O “American Film Institute” considerou-o como o maior actor do cinema norte-americano de todos os tempos (1999). Entre os seus melhores filmes estão “Relíquia Macabra”, “O Tesouro de Sierra Madre” e “Casablanca”.
Estudou numa escola particular de prestígio, a Trinity School em Nova Iorque, e posteriormente na escola preparatória Phillips Academy em Andover, no Massachusetts.
Bogart alistou-se na Marinha quando da Primeira Guerra Mundial. Em 1918, o seu barco foi atacado por submarinos e um fragmento de madeira rasgou-lhe a boca, deixando-lhe uma cicatriz e afectando o seu modo de falar para o resto da vida.
Começou a sua carreira de actor nos palcos de Brooklyn em 1921, sem nunca ter tido aulas de teatro. Só entre 1922 e 1925, participou em mais de vinte produções na Broadway.
Começou a actuar no cinema na década de 1930, sobretudo em filmes de gangsters, de polícias e de ladrões. O seu primeiro filme romântico foi “Casablanca”. Lançado em 1942, foi considerado o melhor filme do ano e é um dos maiores clássicos do cinema mundial. Nele contracenou com Ingrid Bergman. Fez alguns filmes em que interpretou diferentes personagens. Actuou também ao lado de Katharine Hepburn, Audrey Hepburn e Ava Gardner. Tem uma estrela no célebre Passeio da Fama em Hollywood. Em 1949 fundou a sua própria produtora a “Santana Productions”.
Bogart teve quatro casamentos, o último e o mais feliz com Lauren Bacall, 25 anos mais nova do que ele. Em 1951 ganhou o Oscar de “Melhor Actor”. “Casablanca” é correntemente indicado como um dos cinco melhores filmes da história do cinema.
Bogart bebia e fumava muito, tendo contraído a terrível doença no esófago, no meio dos anos 1950. Em 1956 ainda foi operado, mas era já tarde demais.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...