segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

EFEMÉRIDE João Alves Branco Núncio, cavaleiro tauromáquico português, morreu na Golegã em 26 de Janeiro de 1976. Nascera em São Romão, Alcácer do Sal, em 15 de Fevereiro de 1901.
Toureando corajosamente quase até ao fim da vida, Branco Núncio era conhecido pelo “Califa de Alcácer” e tratado por “Mestre”.
Tirou o curso comercial na Escola Académica e dedicou-se à lavoura, sendo ganadeiro nas suas propriedades de Alcácer do Sal. Era filho e neto de lavradores da região. O avô fora para Alcácer em 1878.
Apresentou-se em público pela primeira vez aos treze anos, na Praça de Touros de Évora. Devido às suas brilhantes participações foi-lhe concedida alternativa na Praça de Touros do Campo Pequeno em Lisboa, no dia 27 de Maio de 1923. Participou em cerca de mil touradas, duzentas das quais sem qualquer interesse económico. Lidou perto de 2000 touros e utilizou 61 cavalos.
A arte de tourear atingiu com ele o máximo do refinamento, o que o leva a ser considerado como a maior figura do toureio equestre.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...