domingo, 4 de janeiro de 2009

EFEMÉRIDE Christopher William Bradshaw Isherwood, escritor britânico, faleceu em Santa Monica (Califórnia), no dia 4 de Janeiro de 1986. Nascera em Disley (condado de Cheshire) em 26 de Agosto de 1904.
Emigrou para os Estados Unidos da América em 1939, tendo-se naturalizado norte-americano em 1946.
Foi um reputado escritor, conhecido sobretudo pelas suas obras relacionadas com Berlim, cidade pela qual se sentira atraído na juventude, devido à liberdade sexual que aí se vivia nos anos anteriores à guerra. A sua novela “Mr. Norris Changes Trains” e um conjunto de contos com o título “Adeus a Berlim” foram fonte de inspiração para a peça teatral “I Am a Camera” de John Van Druten e posteriormente para o musical “Cabaret”, interpretado por Liza Minnelli em 1972 e depois passado também a filme.
Na escola, encontrou W. H. Auden de quem ficaria amigo ao longo da vida. Quando dos seus estudos no “Corpus Christi College de Cambridge”, tomou conhecimento com Stephen Spender que tinha estado na Universidade de Oxford com Auden. Rejeitando a elite conservadora britânica, que não entendia a sua atracção pelos homens, refugiou-se em Berlim, capital cultural “entre as duas guerras”. Estes anos foram descritos na aludida obra “Adeus a Berlim”, compilação de diversas novelas.
Em 1938, Auden e Isherwood viajaram pela China antes de se fixarem nos Estados-Unidos. Isherwood ficou na Califórnia onde adoptou a religião Hinduísta, depois do seu encontro com Swami Prabhavananda. O seu livro “My Guru and His Disciple” relata esta relação, que foi decisiva na inspiração do escritor britânico. Aderiu à filosofia hindu Vedante, que era igualmente partilhada por Aldous Huxley e Bertrand Russell, entre vários outros intelectuais seus contemporâneos. De 1953 até à sua morte, Isherwood partilhou a vida com o retratista americano Don Bachardy.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...