terça-feira, 20 de janeiro de 2009

EFEMÉRIDE Johnny Peter Weissmuller, nadador e actor norte-americano, famoso por interpretar Tarzan, o personagem de ficção criado pelo escritor Edgar Rice Burroughs, morreu em Acapulco, no México, em 20 de Janeiro de 1984, vítima de edema pulmonar. Nascera em Freidorf, na Roménia, que fazia então parte do Império Austro-húngaro, em 2 de Junho de 1904.
Weissmuller pertencia a uma família alemã, que emigrou para os Estados Unidos quando ele tinha apenas sete meses de idade.
Antes de entrar para o cinema, Weissmuller teve uma carreira excepcional como desportista, tendo conquistado cinco medalhas de ouro nas Jogos Olímpicos de 1924 e 1928. Foi detentor de 28 recordes mundiais de natação e ganhou 52 campeonatos nacionais, sendo considerado um dos melhores nadadores de todos os tempos. Foi o primeiro a baixar do “minuto” nos 100 metros livres (58,6 segundos em 1922). O seu recorde mundial de 1927 nas 100 jardas livres durou dezassete anos. Nunca perdeu uma prova até deixar a competição. Ganhou ainda uma medalha de bronze em water-polo nos Jogos Olímpicos de 1924.
A partir de 1934 imortalizou no cinema o famoso Tarzan, fazendo doze filmes e tornando célebre o famoso grito do personagem.
Depois de Tarzan, interpretou com sucesso “Jim das Selvas”, na série com o mesmo nome, feita para a Columbia entre 1948 e 1955. Em 1955 a série transferiu-se para a TV, tendo sido feitos vinte e seis episódios de meia hora cada. Já envelhecido e obeso, Weissmuller despediu-se das câmaras, tendo voltado apenas em pequenos papéis na década de 1970.
Viveu os últimos sete anos de vida com a sua sexta esposa, tentando recuperar de uma trombose.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...