quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

EFEMÉRIDEJosé Plácido Domingo Embil, tenor e maestro espanhol, nasceu em Madrid no dia 21 de Janeiro de 1941.
Tornou-se ainda mais famoso em todo o mundo, ao integrar juntamente com Luciano Pavarotti e José Carreras, o grupo dos Três Tenores, quando do Mundial de Futebol em Itália (1990). Já dirigiu a Ópera Nacional de Washington e a Ópera de Los Angeles.
Filho dos cantores de zarzuelas Plácido Domingo e Pepita Embil, era conhecido na família como "El Granado", por cantar desde muito pequeno a canção “Granada”. Em 1949 a família mudou-se para a Cidade do México e foi ali que ele iniciou os seus estudos de piano. Tempos depois foi admitido na Escola Nacional de Artes e no Conservatório Nacional de Música da capital mexicana, estudando piano e regência.
A sua estreia como cantor deu-se como barítono e só em 1959 se estreou como tenor com La Traviata.
Em 1962 juntou-se à Ópera de Tel Aviv, onde começou a ganhar fama. Esteve ali durante dois anos e meio, actuando em 280 espectáculos. Em 1966 cantou na Ópera de Nova Iorque. Em 1968 abriu a temporada de Ópera do Metropolitan de Nova York, o que se repetiu por vinte e uma vezes, batendo o recorde que pertencia a Enrico Caruso.
Durante a sua carreira tem cantado nas maiores salas de espectáculo mundiais e actuado nos principais festivais. Interpretou até agora mais de 120 personagens diferentes. Canta em italiano, francês, alemão, espanhol, inglês e russo.
Em 19 de Setembro de 1985, quando o maior terramoto na história do México devastou a capital do país, morreram-lhe uma tia, um tio e dois sobrinhos. O próprio Plácido Domingo interveio nos trabalhos de resgate e, no ano seguinte, deu concertos de beneficência a favor das vítimas.
Em 2002, gravou o hino do centenário do Real Madrid, interpretando-o debaixo de chuva no relvado do Estádio Santiago Bernabéu. Interpretou igualmente óperas em sete filmes.
Tem recebido inúmeros prémios e honrarias de que se destacam: Prémio Príncipe de Astúrias em 1991, Premio Kennedy Center em 2000, Medalha Presidencial da Liberdade dos Estados Unidos em 2002, Ordem do Império Britânico em 2002, Legião de Honra Francesa em 2002 e Medalha Internacional das Artes da Comunidade de Madrid em 2006. Recebeu ainda dez títulos de Doutor Honoris Causa de vários estabelecimentos de ensino e, desde 1993, tem uma estrela no Passeio da Fama em Hollywood. Ganhou sete Prémios Grammy.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...