quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

EFEMÉRIDELeonardo Sciascia, famoso escritor e político italiano, nasceu em Racalmuto, na Sicília, em 8 de Janeiro de 1921. Morreu em Palermo no dia 20 de Novembro de 1989.
Foi colaborador de vários jornais e revistas e esteve sempre ligado activamente a causas políticas e sociais.
A mãe provinha de uma família de artesãos e o pai trabalhava numa mina de enxofre. A sua história de escritor tem por raízes, justamente, as minas onde trabalharam o seu pai e o seu avô.
Aos vinte anos já era professor e, em 1956, escreveu o seu primeiro livro, “As paróquias de Regalpetra”, em que descreve a vida numa vila da Sicília.
Em 1961 publicou o seu primeiro romance policial sobre a máfia siciliana. Em 1963 escreveu “O conselho do Egipto”, descrevendo a Sicília do fim do século XVIII. Publicou ainda duas peças de teatro (1965 e 1969) e vários outros livros sobretudo policiais (entre 1966 e 1974). Em 1975 foi eleito para o Conselho Municipal de Palermo numa lista comunista. Demitiu-se dois anos mais tarde e, em 1979, foi eleito para o Parlamento Europeu em representação do Partido Radical. Fez parte da comissão de inquérito ao assassinato de Aldo Moro.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...