domingo, 11 de janeiro de 2009

EFEMÉRIDEEdmund Percival Hillary, alpinista e explorador neozelandês, famoso principalmente pela primeira escalada do Evereste, morreu em Auckland no dia 11 de Janeiro de 2008. Nascera em Tuakau, em 20 de Julho de 1919. Ele e o guia sherpa Tenzing Norgay atingiram os 8.850 metros do cume do Evereste em 1953.
Iniciara-se no alpinismo aos dezasseis anos, fazendo a primeira subida significativa em 1939. Durante a Segunda Guerra Mundial foi navegador na Força Aérea Neozelandesa. Escalou outros dez picos do Himalaia entre 1956 e 1965 e alcançou também o Pólo Sul, fazendo parte de uma expedição britânica em Janeiro de 1958.
Foi nomeado Cavaleiro da Ordem do Império Britânico em 1953, membro da Ordem da Nova Zelândia em 1987 e cavaleiro da Ordem da Jarreteira Inglesa em 1995.
Hillary dedicou grande parte da sua vida a ajudar o povo Sherpa do Nepal, fundando a associação Himalayan Trust. Conseguiu assim construir escolas, hospitais e clínicas, considerando ser esta a sua mais importante realização.
Foi dele também a ideia de construir o aeroporto de Lukla, que aumentou o turismo, uma das grandes fontes de receita do país.
Para marcar os 50 anos da primeira escalada bem sucedida do Evereste, o governo nepalês conferiu-lhe a cidadania honorária, numa cerimónia realizada em Kathmandu, sendo o primeiro estrangeiro a receber tal honraria.
Durante anos, ele foi o único neozelandês vivo a aparecer numa nota de banco.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...