sábado, 24 de janeiro de 2009

EFEMÉRIDENa tarde de 24 de Janeiro de 1972, Shoichi Yokoi foi descoberto na Ilha de Guam, por dois pescadores locais, Jesus Duenas e Manuel DeGracia, que verificavam as suas armadilhas para apanhar camarões ao longo de um rio da região. A princípio imaginaram que Yokoi fosse um habitante local, mas identificando-o depois como japonês, subjugaram-no de surpresa e levaram-no para fora da selva. Alguns soldados japoneses transviados haviam assassinado a sobrinha de DeGracia logo após o fim da Batalha de Guam e Duenas teve que convencer o seu companheiro a não o matar ali mesmo.
Shoichi Yokoi, nascido em Saori no dia 31 de Março de 1915, tinha sido soldado japonês e foi depois transformado em celebridade mundial, após ter sido assim encontrado nas matas de Talofofo, considerando-se ainda em guerra com os Estados Unidos, 27 anos após o final da 2ª Guerra Mundial.
Alistado no Exército Imperial Japonês em 1941, fora enviado logo de seguida para a Ilha de Guam, no Oceano Pacífico, ocupada pelos japoneses após o ataque a Pearl Harbor, que dera inicio ao conflito naquela região. Quando os norte-americanos recuperaram a ilha em 1944, Yokoi embrenhou-se na selva para evitar a rendição às tropas inimigas.
Nos primeiros tempos, caçava à noite e escondia-se durante o dia, usando plantas para fazer roupas, forro para a cama e armazenamento de víveres, que escondia num buraco onde passara a habitar. Shoichi temia ser morto caso caísse nas mãos dos habitantes de Guam, devido ao tratamento dispensado à população civil da ilha pelos japoneses. Durante quase 28 anos manteve-se nestas condições, mesmo após achar folhetos que anunciavam o fim da guerra.
Regressado finalmente ao Japão, com a sua velha arma enferrujada, transformou-se numa celebridade e foi objecto de reportagens em toda a imprensa mundial. Casou-se e estabeleceu-se na área rural de Aichi, tornando-se uma figura popular na televisão japonesa. Em 1977 foi tema de um filme de curta-metragem de sucesso “Yokoi e os Seus Vinte e Oito Anos de Vida Secreta em Guam”.
Em 1991, aos 75 anos de idade e dezanove anos após seu reaparecimento, Shoichi Yokoi teve a maior honra da sua vida, ao ser recebido em audiência pelo Imperador do Japão Akihito.
Morreu em Nagóia, de ataque cardíaco, no dia 22 de Setembro de 1997. Tinha 82 anos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...