sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

EFEMÉRIDEEdmond François Valentin About, escritor, jornalista e crítico de arte francês, faleceu em Paris no dia 16 de Janeiro de 1885. Nascera em Dieuze (Moselle), em 14 de Fevereiro de 1828.
Filho de um merceeiro, fez os seus primeiros estudos num pequeno seminário e, depois, no Liceu Charlemagne onde se notabilizou como aluno brilhante, ganhando mesmo um Prémio de Honra em Filosofia.
Em 1851 foi nomeado membro da Escola Francesa de Atenas, tendo ficado dois anos na Grécia. Esteve depois no Egipto em 1867/1868. Participou também na viagem inaugural do “Oriente-Expresso” (1883). Cada uma das suas viagens servia-lhe para escrever obras satíricas notáveis. Como crítico de arte, era exigente e utilizava nos seus textos um saboroso estilo humorista.
Favorável ao “Segundo Império” e violentamente anticlerical, ficou também conhecido como grande polemista.
Em 1881 instalou-se com a família no castelo de Grouchy em Osny, no Val-d'Oise. Franco-maçom, fora iniciado em Março de 1862 na Loja de São João de Jerusalém. No jornal “Le Siècle”, publicou vários artigos hostis a personalidades maçónicas mais graduadas, alinhando com uma posição que era então corrente na esquerda republicana.
Edmond About foi igualmente um actor cómico, de tal modo sabia manejar a sátira. Conseguiu a celebridade graças a novelas escritas num estilo vivo, claro e conciso, e aos seus romances que evocam situações imaginárias, muitas das vezes inspiradas nos progressos da ciência. Foi eleito para a Academia Francesa em 1884, tendo morrido antes de poder pronunciar o habitual discurso protocolar.
O seu túmulo, no célebre Cemitério Père-Lachaise, está ornado com uma estátua do escultor Gustave Adolphe Désiré Crauk, artista que ele muito elogiara nas suas críticas ao Salão de Paris em 1857.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...