quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

EFEMÉRIDE Ester Hillesum, escritora holandesa de origem judaica, conhecida como “Etty Hillesum”, nasceu em Middelburg, na Holanda, no dia 15 de Janeiro de 1914. Morreu no campo de concentração de Auschwitz, na Polónia, em 30 de Novembro de 1943, vítima do Holocausto.
Era filha de um reitor de liceu e de uma emigrante russa, que vivia na Holanda desde 1907.
Durante a Segunda Guerra Mundial, escreveu um Diário (oito volumes entre 1941 e 1942) e várias Cartas (1942/1943), no “campo de trânsito” de Westerbork, onde esteve antes da partida para Auschwitz.
Etty tinha 27 anos quando começou a escrever. Vivia em Amesterdão, onde tirara um mestrado de Direito em 1939. Chegou a iniciar estudos em russo, que foram no entanto interrompidos pela ocupação nazi.
Etty relatou a restrição de direitos e as perseguições, que levaram massivamente os judeus holandeses para os campos de concentração e de extermínio de Hitler. Inúmeras anotações transformaram os seus textos em documentos de grande valor, para o estudo da história dos Judeus Holandeses durante a Guerra.
Ela evocou igualmente a sua evolução espiritual que, através da leitura, da escrita e da oração, a aproximaram bastante do cristianismo. Manteve até ao fim o seu amor pela vida e a fé inquebrantável no Homem, apesar de o ver cometer diariamente os crimes mais odiosos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...